O que é um escritório digital de advocacia e quais são as expectativas em relação ao futuro da profissão?
Nos últimos anos acompanhamos transformações significativas no mundo em razão da tecnologia e o meio jurídico não é exceção. O ambiente on-line trouxe uma série de inovações que otimizaram os processos tradicionais e abriram novas possibilidades para o setor jurídico.
Com o surgimento do processo eletrônico e a digitalização dos tribunais, a realização de audiências on-line são cada vez mais frequentes. Essas mudanças agilizam os processos judiciais e também proporcionam maior acessibilidade, pois permitem que as partes envolvidas participem remotamente.
Como exemplo na área previdenciária, lembro-me que, no início da minha advocacia, para conseguir uma cópia do Processo Administrativo do cliente junto ao INSS, era necessário protocolar um pedido de cópia, aguardar um prazo para que a autarquia digitalizasse o processo administrativo e posteriormente comparecer até a agência do INSS munido com uma mídia de CD ou pendrive para que a cópia digitalizada do processo fosse salva em seu dispositivo para, só então, retornar ao escritório e poder fazer a análise jurídica do caso para o cliente. Hoje, felizmente, é tudo eletrônico e feito de forma remota, dispensando muitas tarefas burocráticas e otimizando o serviço jurídico.
Tendo a tecnologia como uma aliada, os advogados podem aprimorar suas rotinas de trabalho e alcançar resultados mais satisfatórios. Nesse contexto o escritório digital surge como uma solução para tornar a advocacia mais eficiente e melhorar o atendimento ao cliente. Com isso, o advogado tem a oportunidade de se concentrar em tarefas mais estratégicas, de modo que a criatividade e o serviço jurídico oferecido continue desempenhando o papel central na advocacia.
E como funciona um escritório digital? A prestação do serviço é realizada remotamente, todas as informações necessárias ao processo são digitalizadas, o atendimento pode ser realizado de forma on-line, desde a comunicação com clientes, como também a negociação e a assinatura de contratos.
Com o uso de ferramentas digitais, no escritório virtual o advogado pode realizar seu trabalho de qualquer lugar, dispensando a necessidade de atendimento em um local físico, mas necessita de uma infraestrutura tecnológica robusta com computadores modernos, conexão de internet de alta velocidade, webcam de qualidade, software de segurança e um software jurídico para gerenciar os casos de clientes, monitorar os processos eletrônicos e a gestão dos documentos virtuais.
Com isso, a advocacia digital é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos e os advogados estão cada vez mais utilizando ferramentas digitais para realizar seus serviços.
Esse novo modelo de escritório digital pode revolucionar a forma como os serviços jurídicos são entregues e consumidos, promovendo uma maior eficiência e acessibilidade.
E você, já conhecia essa tendência nos serviços jurídicos?
Diante da eficiência e aprimoramento da nossa rotina de trabalho, nosso escritório, agora digital, abraçou a tecnologia para entregar melhores serviços aos nossos clientes.